Depressão e ansiedade

Depressão e Ansiedade - Psicóloga Regina Araújo

Depressão e ansiedade são os transtornos mentais que mais crescem no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o relatório do órgão, em 2015, a depressão de afetou 322 milhões de pessoas no mundo e a ansiedade, em torno de 235 milhões. Já no Brasil, são aproximadamente 6 milhões de pessoas com depressão e 5 milhões de ansiedade e que são responsáveis por cerca de 10% das doenças cardiovasculares.
A OMS também aponta que as pessoas com depressão apresentam um maior risco de suicídio com as demais doenças.
No Brasil, são aproximadamente 6 milhões de pessoas com depressão e 5 milhões de ansiedade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os problemas pensados ​​são responsáveis ​​por 10% das doenças cardiovasculares.
São doenças que prejudicam a qualidade da vida das pessoas, principalmente, se não são tratadas pelas pessoas.
A cronicidade da depressão pode interferir na capacidade de expressar e compartilhar sentimentos, pensamentos e interesses com outras pessoas. Como resultado, os pacientes podem se sentir isolados, sozinhos e incapazes de alcançar objetivos importantes na vida. No Brasil, a depressão é considerada a segunda maior causa de incapacidade no mundo adulto.
A Depressão pode causar alteração do sono, perda de apetite ou ganho de peso intensificado, irritabilidade extrema e desinteresse por atividades normais da vida diária.
A Ansiedade é um dos transtornos psíquicos que mais cresce no Brasil e no mundo. Esse transtorno mental tem relação direta com o nível de estresse que as pessoas passam em determinadas situações e que geram preocupação, nervosismo e medo intenso. Existe a ansiedade natural do corpo, que é normal, mas pode evoluir para um distúrbio quando interfere no dia a dia do paciente.
Segue alguns sintomas da ansiedade para você ficar atento. Verifique se você ou alguém que conheça apresente alguns desses sintomas entre em contato comigo.

• Respiração ofegante e falta de ar
  • Palpitações e dores no peito
  • Fala acelerada
  • Agitação de pernas e braços
  • Tensão muscular
  • Tontura e sensação de desmaio
  • Enjoo e vômitos
  • Irritabilidade
  • Enxaquecas
  • Boca seca e hipersensibilidade de paladar
  • Insônia
  • Preocupação excessiva, principalmente com o futuro
  • Dificuldade de concentração
  • Nervosismo
  • Medo constante

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!